25 de fevereiro de 2010

Anna Anjos | entrevista



A designer, ilustradora e multimídia - Anna Anjos, conversou com a gente e falou um pouco de seu trabalho, processo criativo, sua viagem à Argélia, entre outras coisas bacanas... Anna começou a trabalhar aos 10 anos criando ilustrações para o livro de sua mãe, veja como foi nossa conversa:


Como define seu estilo? de onde vem a formação dessa identidade?
Sinceramente, não saberia dizer ao certo como cheguei a esse estilo. Desde muito pequena gostei muito de desenhar, meu contato com os materiais aconteceu quando ainda era muito nova. Talvez isso aliado ao fato de ser curiosa e estar constantemente ligada ao trabalho de outros artistas tenha sido o motor que me fez adquirir uma boa bagagem imagética e daí, conseguir esboçar um estilo um pouco mais diferente.

Que importância tem o computador no seu trabalho?
Durante muito tempo o computador exerceu papel fundamental em meu trabalho, uma vez que quase todos os meus trabalhos de ilustração são digitais. Atualmente, porém, tenho procurado outros materiais, como aquarela e hidrocor, por exemplo. Além disso estou começando a explorar o lado plástico das minhas criações, desenvolvendo alguns de meus personagens em massa de modelar. Apesar disso, não está nem longe dos meus planos parar de trabalhar com o digital.

Como é seu processo criativo?
Nessa nova fase do meu trabalho, onde o Nordeste brasileiro e a África andam lado a lado, a primeira etapa para a criação de um trabalho é a conceitualização. Estou iniciando a criação de uma mitologia acerca dos meus novos personagens, as “Entidades Afrotropicais”. Após elaborado o conceito de determinado personagem, sua estética e características principais começo a criá-lo de fato. Dessa forma tenho conseguido uma riqueza muito maior de informações.

Quais são os próximos projetos de Anna Anjos?
Explorar cada vez mais diferentes suportes. Ainda esse ano tenho intenções de dar início a pequenos filmes experimentais em stop motion, procurando toda a carga dramática e a mística que envolve as Entidades. Também pretendo criar telas e outros trabalhos de arte que “fujam” um pouco do digital.

Você viajou para Argélia no final de 2009... O que pode absorver por lá, que irá usar em seus trabalhos?
Por ter sido a Argélia um país que foi colonizado por espanhóis, franceses e árabes, a cultura é extremamente rica e contundente, inspiradora, respira história. Os diversos padrões coloridos presentes nas roupas, as cerâmicas e o próprio visual da região contribuíram muito para uma nova visão sobre meu trabalho.

O que te inspira?
Ultimamente o que mais tem me inspirado é mesmo a música. Como sou muito ligada a cultura nordestina e africana, para conseguir criar, preciso estar em contato de alguma forma com alguma dessas culturas. Assim o trabalho flui mais naturalmente.

www.annaanjos.com

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bacana a entrevista da Anna aqui no ventríloquo. Valeu Anna, obrigado

linus disse...

boa anna!

Jéssica Targa disse...

Muito boa mesmo a entrevista!
Parabéns!!

=)

BlogBlogs.Com.Br